Caderno Viva

Celebração e recomeço



Image alt

Os desafios fazem parte da vida de todas as pessoas, mas quando eles vêm acompanhados de obstáculos tortuosos é necessário ter controle profissional, emocional e, principalmente, espiritual para conseguir driblar e vencer. Assim como todo o mundo parou em março de 2020, com o Master Coach Júlio Cesar não foi diferente. Além de ter seu trabalho interrompido, sua esposa ainda estava grávida de gêmeos que recentemente completaram dois anos de idade.
Julio possui experiência e vivência cultural em vários países e é veterano de algumas guerras, jamais imaginou que pudesse viver uma pandemia como essa da Covid-19. “Estava no 11 de setembro em Nova Iorque, estava na Primavera Árabe, ajudei o Haiti quando teve o terremoto e na Flórida quando teve o furacão Vilma, mas nada, absolutamente nada se compara ao que a gente passou. Eu imaginava que fosse durar três meses no máximo e não tanto tempo dessa forma”, disse.
No momento mais crítico da pandemia, pôde cooperar com a saúde do nosso município, atuar dentro da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Fernandópolis. Contemplou o trabalho extraordinário dos nossos colaboradores da saúde: médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal da limpeza, todos profundamente empenhados e trabalhando no limite das suas forças. Ele ainda salienta o impecável e incansável trabalho do nosso Prefeito André Pessuto e do Secretário de saúde Ivan Veronesi que foram peças fundamentais desta batalha.
Durante esse período, Júlio sofreu um infarto. Precisou ser levado para São José do Rio Preto, onde realizou cateterismo e colocou um stent no coração. Apesar do médico ter orientado que ele deveria se afastar do trabalho na saúde por pelo menos seis meses, em 25 dias ele estava de volta, vendo a dificuldade e a necessidade da equipe naquele momento complicado.
Segundo o coach, foi um período muito difícil em todos os sentidos. “Ninguém que trabalhou naquela época está recuperado ainda. Ninguém será mais o mesmo. Pode se recompor, mas as marcas são profundas”, revela. Após o período mais crítico, Julio iniciou um trabalho de recomeço em grupo com a equipe dos profissionais de saúde. 
Julio conta que tentou marcar duas datas para retomar seus treinamentos de coach, mas precisou adiar. E, após mais de dois anos e meio, o Master Coach reuniu no último dia 6 de agosto 20 pessoas para dar início a retomada. “Essa volta é uma celebração. Uma comemoração do recomeço do meu treinamento”, comemora.
O treinamento reuniu três tipos de participantes: o grupo síntese, que foi conhecer as ferramentas do coach; os changemakers, que estão em treinamento com aplicação da metodologia e o mastercoach, que são os veteranos que já estudam há algum tempo e possuem uma carga horária maior. “O perfil dos profissionais que participaram do treinamento foram o de pessoas interessadas em promover a mudança, em levantar outras pessoas, em servir, que fazem a diferença, pensam fora da caixa”.
Foram abordados assuntos como autoconhecimento, autocomiseração, inteligência emocional e a autoresponsabilidade, que compõem a sigla ‘Autodesin’. “Conversamos muito sobre os temas, foram propostas atividades, exercícios e dinâmicas com a finalidade de encorajar os participantes. Foi muito bom o resultado”, completa.
Formado em 2006 nos Estados Unidos, Julio é um dos nomes mais respeitados e se tornou referência no segmento e, atualmente, se dedica a formação de novos profissionais. “O curso de coach é particular e individualizado porém, durante o processo acontecem alguns encontros como esse da semana passada, onde os alunos vão poder aplicar as ferramentas, trocar experiências e possibilitar um aprendizado coletivo. Nosso curso de formação possui proveitosa carga horária com atividades extracurriculares e leitura de livros”.
Sobre o futuro, Julio revela que as empresas estão se atentando cada vez mais para a necessidade de investir em pessoas e não só na estrutura física. “Essa é a nossa missão: levar as pessoas a sua melhor versão”, finaliza.
DEPOIMENTO
André Luiz Azadinho Campos é um dos alunos do Master coach Júlio que participou do primeiro treinamento dessa retomada e descreveu sua experiência. "Um momento de muito conhecimento pessoal, melhor dizendo do nosso autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal. Tive a honra de fazer o ‘life coaching’ com o Júlio em 2017, num momento muito delicado da minha vida. Como ele mesmo me diz estava em um tsunami. Vejo que esses momentos de treinamento e reflexão são ferramentas primordiais para o nosso crescimento. Busco efetivamente me capacitar em busca do meu sonho, ser um coach esportivo. Uma área da qual sou apaixonado. Tenho buscado meu propósito, pois acredito que devemos concentrar nossos esforços nos propósitos de Deus em nossas vidas. Esse treinamento ainda me deu a oportunidade de perceber que pequenas atitudes, pequenos gestos, são capazes de mudar a vida de uma pessoa, mas muitas vezes almejamos grandes gestos. Minha gratidão ao meu coach Julio Cesar por buscar me capacitar e acreditar em meu potencial. Espero colher esses frutos em breve".