Caderno Viva

Circuito de cicloturismo



Image alt

Com o ciclismo de aventura ganhando cada vez mais espaço na região, reunindo número crescente de ciclistas que percorrem estradas rurais, o Fórum Turístico “Maravilhas do Rio Grande” decidiu potencializar essa prática criando o Circuito de Cicloturismo da Região do Rio Grande. O tema foi debatido durante encontro em Votuporanga. Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Comtur, Semutran, SMEL e Associação dos Ciclistas participaram do evento que analisou o roteiro oficial.
“Fernandópolis já iniciou a sinalização por meio de placas das estradas rurais que recebem um grande número de ciclistas, além disso, estamos trabalhando com propriedades rurais que possam futuramente servir como ponto de apoio para esses esportistas”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Cássio Araújo.
O projeto apresentado possui uma rota completa de 435 quilômetros percorrendo várias estradas rurais da nossa região. “Esse trabalho é de extrema importância, pois com um roteiro oficial, teremos condições de receber em Fernandópolis, ciclistas de outras regiões de São Paulo e até mesmo de outros estados”, comentou o secretário municipal de Trânsito Ederson Silva.

 

Pedal do bem, um ano

Pedal do bem, um ano


O grupo de ciclismo DasVila_MTB nasceu durante a pandemia no ano passado. O objetivo era incentivar as pessoas a pedalar. O grupo que começou pequeno pelo prazer de pedalar, cresceu, já junta mais de duas centenas de pessoas para a prática do esporte, ações de socialização, empatia e solidariedade.
O nome do grupo, todos sabem, nasceu de uma ideia: as vilas (Pereira e Brasilândia) que deram origem a Fernandópolis. “Somos das Vilas Pereira e Brasilândia, somos iniciantes, somos de Fernandópolis, somos DasVila_MTB”, explicou um dos integrantes, André Campos.
O grupo está comemorando um ano  ajudando e motivando as pessoas em busca de uma vida saudável. Em post nas redes sociais, o “DasVila” relembra os caminhos percorridos ao longo desse primeiro ano. “Conhecemos muitos lugares, ajudamos muitas pessoas a superar seus medos, muitas instituições da nossa cidade, rodamos muito nessas estradas rurais tentando proporcionar um dia especial para todos, nunca imaginamos que essa família iria crescer tanto”, escreveu Campos
O grupo desenvolveu ações solidárias com entidades e contribuiu também com o meio ambiente com um dia de limpeza da cachoeirinha.