Caderno Viva

Como higienizar aparelho ortodôntico



Quando questionado pelo paciente se aparelho ortodôntico "dá cárie", a resposta é NÃO, o que causa cárie é a placa bacteriana que fica aderida as peças do aparelho. Daí a importância de uma adequada higiene bucal.

A escova dental deve possuir cerdas macias ou extra macias, maior número de cerdas possíveis, e devido ao aparelho ortodôntico apresentam desgaste prematuro, devendo ser substituída com maior frequência.

O creme dental deve conter flúor e não ser abrasivo, ou seja não deve parecer que tem "areia" tais substâncias causam desgastes ,chamados de abrasão, causam perda de estrutura dental.

A duração da escovação é importante. A escovação horizontal (vai-e-vem) deve ser evitada: ela machuca a gengiva e provoca erosão (cavidades) nos dentes. Os movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e, ao mesmo tempo, massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável. Deve tomar o cuidado de escovar todos os lados do dente, a superfície que mastiga os alimentos (oclusal), a parte de fora (vestibular) e a parte de dentro (língual) não se esquecendo da língua.

O uso de fio dental é imprescindível, através de uma agulha plástica chamada passa fio, o fio dental é guiado através dos arcos do aparelho, existem no mercado fios dentais com extremo rígido (oral b super floss) e dispositivos especiais como escova interdental que auxiliam a limpeza entre os dentes.

Por fim os bochechos fluoretados diários, com fluoreto de sódio 0,05% devem ser feitos preferencialmente a noite e complementam o arsenal de saúde bucal.