Caderno Viva

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO



 

  Neste Domingo celebraremos a Festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão. Nos primórdios o palácio de Latrão pertencia a família imperial, tornando-se no século IV residência oficial do Papa. O Imperador Constantino doou para a Igreja de Roma o grandioso palácio com os terrenos, determinando que nele se construísse uma Basílica em honra do Santíssimo Salvador, por volta do ano 324. No início do século X ela foi dedicada adicionalmente a São João Batista e a São João Evangelista, sendo conhecida desde então pelo nome de São João de Latrão.

         Na Festa da  dedicação da Basílica Lateranense proclama-se o Evangelho de João, quando para Festa da Páscoa, obedecendo ao costume dos judeus, Jesus vai a Jerusalém. Chegando ao Templo encontra no átrio os vendedores de bois, ovelhas, pombas e os cambistas com suas bancas. Diante desse quadro, Jesus faz um chicote com cordas e expulsa os vendedores e os animais para fora.

         O Templo era o centro do mundo judaico. A vida econômica, política e religiosa girava em torno dele. O templo devia ser o lugar da presença de Deus. Na época dos profetas e no tempo de Jesus a instituição havia mudado de rumo. Em vez de ser o lugar da presença de Deus para o seu povo tornou-se um local de comércio onde se vendia  tudo o que era usado no culto. Os sumos sacerdotes e os seus familiares misturavam religião com negócios, aproveitando-se da piedade popular.

         A purificação do templo é um sinal, um gesto profético, com o qual Jesus anuncia a sua intenção de livrar o povo da exploração mascarada do culto, onde predomina o interesse econômico e as autoridades religiosas usam o povo através do comércio do sagrado.

         Jesus é o novo templo, morto e ressuscitado, é o sinal mais eloqüente da presença amorosa de Deus no meio do seu povo.

         Na festa da dedicação da Basílica Lateranense, a Igreja mãe de todas as Igrejas, somos chamados a meditar sobre o sentido do Templo em nossa vida. Somos membros de uma Igreja local, gerados pelo batismo, chamados a ser membros vivos da Igreja a que pertencemos para que de fato ela seja missionária. Que a festa da dedicação da Igreja de São João de Latrão nos inspire a fé, a perseverança na árdua missão de construirmos a Igreja de Cristo como pedras vivas. Amém Assim Seja!