Caderno Viva

Diastema, questão de gosto!



 

 Diastema é o nome que damos ao espaço extra entre dentes.Para muitos o diastema é anti estético ,foi e é usado em filmes para compor personagens com baixo desenvolvimento intelectual,nerds e papéis cômicos.
 No entanto, como tudo na vida tem seu ciclo,o gap teeth, que nada mais é que o diastema entre os incisivos centrais superiores,a pouco tempo tornou-se o queridinho da cena fashion. Modelos a exemplo da cantora Madonna, exibem seu visual, para uns diferenciado e  para outros exótico,na capa de editoriais e revistas consagradas de moda.
 Modismos a parte, o diastema pode acorrer devido: dentes pequenos para uma arcada grande, freio labial volumoso ou com inserção baixa (tecido entre os dentes da frente), perda de dentes (pode levar os dentes vizinhos a se separar), hábitos de empurrar dentes com a língua, morder lábios e até a doença periodontal (gengiva) facilita a separação dos dentes.
 Na dentição de leite a presença de diastemas é comum e desejável, uma vez que os dentes permanentes anteriores são maiores e necessitam um espaço maior para irromperem na boca. Logo para afirmar que os diastemas de uma criança permanecerão,o dentista levará em conta fatores como idade ,tipo de dentição e estágio de erupção de caninos permanentes.
O tratamento para fechar diastemas pode incluir remoção cirúrgica de freio, acréscimo de resinas compostas, lentes de contato de porcelana e tratamento ortodôntico. O planejamento do caso, levando se em conta as expectativas do paciente ,o(s)motivos do diastema e as possibilidades guiarão o tratamento.