Caderno Viva

Grávidas podem usar aparelho ortodôntico?



 

A gestação, é sem dúvida um período muito especial na vida de uma mulher. O corpo em transformação, os hormônios em ebulição ,os sentimentos aflorados, a ansiedade pelo novo.
Muitas mulheres engravidam durante o tratamento ortodôntico, e muitos mitos e dúvidas surgem .
A gestante pode realizar tratamento ortodôntico normalmente, é mito que os dentes da grávida fiquem frágeis devido gestação. Não se perde cálcio dos dentes pela gravidez. O que ocorre é que os vômitos dos primeiros meses de gravidez acidificam a boca. A maior frequência na ingestão de alimentos, muitas vezes não nutritivos e cariogênicos, associado a uma escovação deficiente, devido ao excesso de preocupações e afazeres, resultam em mais cáries. Deve se portanto,  escovar os dentes após cada alimentação, e fazer uso de bochechos fluoretados.
Exames radiográficos, podem ser realizados, preferencialmente após o primeiro trimestre da gravidez, o emprego de avental de chumbo, e protetor de tireoide no ato da tomada radiográfica, segue obrigatório, afim de proteger feto, e gestante de radiação desnecessária.
Existem anestésicos apropriados para uso em gestante, esta deve informar sua condição ao dentista, e sempre que possível o procedimento deve ser adiado para após o parto.
As gengivas da grávida ficam mais sensíveis e sangrantes, os cuidados de higiene devem ser redobrados, e as visitas ao dentista devem ficar mais frequente.
Nada impede que a gestante realize ou conclua tratamento ortodôntico, deve se pesar contudo se a paciente terá disponibilidade de tempo para comparecer às sessões, atenção redobrada com a higiene e alimentação ou se acha mais adequado adiar por alguns meses o início do tratamento.