Caderno Viva

Jubileu de Prata



Image alt

A Apadaf - Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Fernandópolis – completou no último dia 22 de junho o jubileu de prata, ou seja, 25 anos de atuação e serviços prestados aos deficientes auditivos de Fernandópolis e região.
A associação tem como objetivo promover e articular ações de defesa de direitos, promoção a vida comunitária ofertando a segurança de acolhida, segurança de convívio familiar e comunitário e segurança de desenvolvimento da autonomia, facilitando na superação das barreiras enfrentadas diante de suas limitações. Dessa forma, são atendidas pessoas com deficiência auditiva e surdez de forma direta e indireta entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, e suas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social dos municípios de Fernandópolis, Meridiano, Indiaporã, Pedranópolis, Guarani d’ Oeste, Estrela d Oeste, e São João do Iracema.
São oferecidos pela entidade os serviços de oficinas de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS-, para facilitar a comunicação, o desenvolvimento e a convivência na comunidade surda; serviço sociassistencial com os usuários e a família, orientando sobre seus deveres e direitos, por meio de atividades de informações e orientações; atividades esportivas e ações para facilitar a acolhida, o acesso e a comunicação dos deficientes na comunidade.
Durante esses 25 anos, já passaram pela entidade cerca de 450 deficientes auditivos e suas famílias, sendo que alguns destes sempre retornam para serem auxiliados e orientados nas dificuldades que surgem no dia a dia. Atualmente a Apadaf atende cerca de 80 pessoas que participam diretamente do projeto socioassistencial e das ações ofertadas. “Nossas conquistas acontecem diariamente quando percebemos que nosso trabalho vem tendo resultado positivo no desenvolvimento da autonomia, onde atualmente temos deficientes conquistando seu espaço no mercado de trabalho, formação acadêmica e demais desafios encontrados perante a sociedade”, revela o diretor de comunicação da entidade, Uilian Pezati.
Devido a pandemia a comemoração do Jubileu de Prata não teve festa. A diretoria fez um vídeo relembrando alguns dos momentos especiais da trajetória da entidade, que foi compartilhado nas redes sociais e enviado a cada família dos nossos atendidos.
O tradicional arraiá da Apadaf também não irá acontecer, mas a equipe se reinventou e irá fazer um delivery para as famílias com um kit junino para que eles possam celebrar essa tradição com segurança.
A entidade, que durante a pandemia tem se sustentado por meio de doações, já que estão impedidos de fazer as ações, agradece a população pelo apoio e contribuição. Quem quiser fazer doações para ajudar na manutenção dos serviços da Apadaf, o PIX é o CNPJ – 01.384.628/0001-09.