Caderno Viva

Mordida Cruzada



 A mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da maxila (arcada superior) encaixam ou mordem por dentro dos dentes inferiores (mandíbula).
 Chamamos de esquelética quando a má oclusão tem origem na diferença de tamanhos dos ossos maxila e mandíbula. Ou origem dentária quando o problema está relacionado ao mau posicionamento dentário. Pode ocorrer nos dentes anteriores (mordida cruzada anterior), posteriores uni ou bilateralmente (mordida cruzada posterior).
   Dentre as causas da mordida cruzada destacam-se: respiração bucal, hábito de chupar dedo e ou chupeta, perdas precoces de dentes de leite ,dentes de leite que demoram a cair e consequentemente alteram a posição do dente permanente, discrepância entre tamanho das arcadas, hábitos como dormir com as mãos sob a face.
   As consequências da mordida cruzada incluem desgastes, trincas de esmalte, perda progressiva do osso de suporte dental, retração gengival, mobilidade dentária, podendo até mesmo levar a  perdas dentarias. Outras consequências bastante comum são: problemas articulares (ATM) e assimetrias faciais (quando um lado da face se desenvolve mais que o outro) causando enorme prejuízo estético.
 O tratamento deve ser realizado o mais precoce possível com a utilização de aparelhos (expansores) móveis ou fixos, uma vez que a correção espontânea raramente acontece. O tratamento tardio, além de mais difícil, pode dependendo do caso ser resolvida apenas com cirurgia.