Caderno Viva

Música clássica para todos os ouvidos



Image alt

Com o objetivo de proporcionar o acesso da população a música erudita e ao canto coral, nascia há quatro anos o Coro Municipal de Fernandópolis. Sob regência do maestro Sandro Alves Muniz, o grupo possui 25 integrantes com idades variadas entre 14 e 70 anos, “Inclusive, temos pais e filhos que integram o mesmo coro”, revela Sandro. Além do coral adulto, Fernandópolis também possui um infantil com cerca de 20 crianças de 7 a 12 anos.
De acordo com o maestro, o coro possui um projeto voltado para o canto erudito, não muito popularizado aqui na região. “Nosso trabalho é voltado a polifonia vocal ortodoxa, com afinação perfeita e um repertório que não é facilmente ouvido nas rádios”, destaca Sandro. O repertório é definido pelo maestro como erudito, lírico e popular mais antigo renascentista.
O coro de Fernandópolis, apesar da pouca idade, já realizou participações em importantes eventos locais, regionais e até a nível estadual. Porém, durante a pandemia, assim como todo o mundo, precisou pausar suas atividades presenciais e isso impossibilitou os ensaios do grupo. “Durante esse período, como não foi possível realizar atividades vocais à distância, proporcionei ao grupo estudos, cursos de música, repertório e guia de escuta”, conta o músico. O grupo retomou os ensaios em pequenos grupos de 5 ou 6 pessoas no mês de abril e aguarda a retomada das aulas presenciais nas escolas para voltar com os encontros com as crianças.
Neste momento de retomada, o Coro de Fernandópolis abriu vagas para novos cantores. Segundo o maestro, o candidato precisa ter mais de 18 anos, ser dedicado, ter vontade de aprender, ter um bom rendimento e se empenhar no projeto. “Não é necessário já ser cantor, basta ter vontade, se dedicar e mostrar uma boa resposta”, revela. Ainda segundo Sandro, os novos cantores irão passar por audição individual para análise do nível técnico, cursos preparatórios vocais e, assim que tiverem preparados, serão inseridos ao grupo.
Para se inscrever é preciso entrar em contato por meio do telefone 17-3442-3797. “Todo nosso grupo é formado por cantores amadores, que no seu dia-a-dia são dentistas, professores, mecânicos. Portanto, com dedicação e força de vontade, qualquer pessoa pode compor um coro artístico de performance.  
Com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades culturais, Sandro prevê uma retomada de apresentações com concertos sendo realizados nas igrejas e, posteriormente uma volta ao teatro. “Iremos preparar um novo repertório para essa retomada gradual e, esperamos poder voltar ao teatro em breve”, finaliza.
Para o secretário municipal de cultura, Cássio Araújo, o Coro Municipal de Fernandópolis é um grande orgulho para a cidade. “Gostaria de agradecer ao maestro Sandro pelo belo trabalho que vem desenvolvendo e levando as vozes de Fernandópolis para encantar todo o Brasil”, completa.