Caderno Viva

Música de casa nova



Image alt

Fundada oficialmente em outubro de 1971, a Corporação Musical de Fernandópolis que, desde o ano 2000, se tornou a OSFER – Orquestra de Sopros de Fernandópolis após um projeto criado pelo maestro Fernando Paina, está prestes a inaugurar sua nova sede e retomar as atividades, após uma longa pausa devido a pandemia. 
Segundo o maestro, a nova sede já está pronta e será inaugurada em breve, justamente no mesmo ano em que é comemorado os 50 anos do grupo. “É um sonho! Graças ao comprometimento do prefeito André Pessuto e da deputada Analice Fernandes esse sonho está prestes a se tornar realidade”, destaca Fernando. Após décadas embaixo das arquibancadas do Estádio Claudio Rodante, a nova sede da Osfer será no prédio ao lado do Mercadão Municipal, que recebeu investimentos de mais de R$ 200 mil. 
Durante toda a pandemia os músicos da orquestra precisaram interromper os ensaios. “Foi um período difícil e desafiador para todos. Não só na orquestra como no mundo. Ninguém poderia imaginar que passaríamos por uma situação onde não teríamos nossos encontros semanais na orquestra nossas aulas e tão pouco ver os familiares”, descreve o maestro. Para não paralisar de vez os ensaios, o grupo se conectou por meio das plataformas de encontros online (google meet) e cada um em sua casa gravava vídeo e nos enviava semanalmente para averiguação e correção.
Ainda sem poder retomar os ensaios, a Orquestra aguarda um novo decreto estadual e municipal sobre essa possibilidade. Enquanto isso, o grupo abriu vagas para novos músicos para tocarem violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce (crianças de 6 a 9 anos), flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba e percussão. “Pra quem já toca algum instrumento de orquestra é só nos procurar e faze um pequeno teste de aptidão musical e àqueles que não sabem nada ainda estamos fazendo inscrições para novas vagas”, explica Paina. 
O maestro explica que não é necessário ser músico e, nem ter os instrumentos. A Orquestra possui todos a disposição dos integrantes. Para ingressar é preciso entrar em contato por meio do telefone 17-3463-3373.
Os músicos e o maestro aguardam ansiosamente não só pela retomada dos encontros presenciais do grupo e pela inauguração da nova sede, mas, principalmente pela retomada dos eventos culturais e apresentações musicais. “Esperamos ansiosamente em tocarmos em praça pública, no teatro e nos eventos que tanto nos orgulhávamos de participar em nossa cidade e região”, finaliza Fernando.