Caderno Viva

Pedala Moleque



Image alt

A sede da Cofasp – Comunidade das Famílias São Pedro – de Fernandópolis, iniciou essa semana uma reforma no prédio que irá receber a Escolinha de Futebol Pedala Moleque, o novo projeto da entidade. O cenário atual da sede é de abandono e degradação pelo tempo.
De acordo com o padre Eduardo Lima, presidente da Cofasp, a reforma deve durar cerca de 60 dias. “Além da reforma do campo e revitalização das áreas de convivência, serão construídas uma clínica odontológica, uma sala de fisioterapia, sala de computação e atendimento psicológico”, revela o padre, que assumiu o comando da entidade há pouco mais de um ano.
Os atendimentos serão realizados por profissionais voluntários da missão Univida - Associação Humanitária Universitária em Defesa da Vida – e irá envolver alunos universitários e professores. “Todos os atendimentos serão realizados de forma voluntária com estágio humanitário, sempre supervisionado por um profissional. Porém, não descartamos a possibilidade de ter no futuro um profissional contratado para a realização dos atendimentos”, conta.
Os serviços oferecidos na nova sede da Cofasp serão gratuitos para toda a comunidade e não exclusivo aos alunos da escolinha. “Toda a população poderá usufruir dos atendimentos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia e a sala de informática. Será um espaço de atendimento comunitário”, explica o presidente. Os atendimentos irão acontecer de segunda a sábado e alguns domingos.
A Cofasp é mantida com recursos adquiridos por meio de captação em âmbito estadual, federal, verbas do judiciário e, principalmente, doações. “O salário do educador físico que irá treinar as crianças, por exemplo, será mantido pela iniciativa privada. Portanto, contamos muito com as doações que recebemos para manter o funcionamento e os serviços prestados”.
A escolinha de futebol irá atender crianças e jovens de 7 a 17 anos, que estejam matriculados regularmente na escola. “Os treinos irão acontecer no contra turno escolar e, além das aulas, elas irão receber acompanhamento odontológico, psicológico, alimentação e estaremos sempre em contato com as famílias para acompanhar o desempenho escolar”.
INSCRIÇÕES
As inscrições para a escolinha estão abertas até o próximo dia 28 pelo whatsapp 17-99666-5966. As aulas são 100% gratuitas e irão acontecer de segunda, terça e quarta-feira nos períodos da manhã e tarde, no contra turno escolar. “As turmas ainda estão sendo formadas, caso haja necessidade iremos abrir também aos sábados. Nossa única exigência é que os inscritos estejam matriculados na escola”, explica o presidente.
As aulas terão início no próximo dia 31 de maio em um campo emprestado pela Prefeitura Municipal, no bairro Araguaia, durante a reforma da sede da Cofasp.