Caderno Viva

Primeiro anúncio da Paixão



             Após a profissão de fé em Jesus Messias por parte de Pedro em nome dos discípulos, o mestre ordena que não falem a ninguém, pois as pessoas não compreenderiam que tipo de Messias ele era. Por isso Jesus começa a ensinar os discípulos no que consiste a sua missão. Ele vai subir a Jerusalém não para ser um rei glorioso, vencedor, que domina, mas para dar a vida.

            Pedro ouvindo estas palavras se agitou, não aceita que o Messias seja humilhado, pois a mentalidade da época apresentava o messias como aquele que destruiria os inimigos de Israel. Jesus está dizendo coisas que não estão de acordo e Pedro quer ajudá-lo, para que tenha idéias claras a respeito de sua missão. Como pode alguém ser o Messias, o Filho de Deus e ser morto pela suprema corte de Israel. Não se pode imaginar e nem pode acontecer. Não era razoável pensar que Jesus terminasse sua missão na cruz.

            Cristo responde a Pedro de forma muito dura: “Retira-te de mim Satanás; tu me serves de escândalo”.  Jesus mostra a Pedro com clareza que o seu pensamento não está de acordo com o projeto de Deus, mas se comportando como o adversário, pensando que Jesus deveria ter sucesso. Era uma visão humana. Quando o ser humano fica fechado nos próprios pensamentos se afasta do pensamento de Deus. Os pensamentos de Deus estão bem acima dos pensamentos humanos. Pedro teve que começar bem embaixo, fazendo um grande esforço para compreender um pouco quais são os pensamentos de Deus.

            Jesus chamou cada discípulo para seguí-lo. O seguimento exterior, ir atrás dele, deve se expressar no estar pronto para sofrer. Assim se concretiza a vida do verdadeiro discípulo que é a imitação do mestre.

            O discípulo deve renunciar a si mesmo, entregar-se, não tomar conhecimento de si, com uma decisão de quem busca uma meta a ser atingida. Carregar a cruz significa seguir a Jesus, ter a vontade de entregar-se, de renunciar a si mesmo, até à morte corporal.

            Continuando o ensinamento Jesus afirma que quem quiser guardar a vida vai perdê-la e quem perde a encontra. Cada ser humano se aplica para salvar a sua vida. Quem agir assim, diz Jesus, perderá a vida. Só ganha quem a vida renunciar. No caminho de Jesus é preciso um novo grau de realização, encontrando a vida verdadeira, não perecer, salvando-se e não sofrendo o castigo eterno. O que dá ao ser humano valor é a vida, pois ele está voltado para viver eternamente. Isso só é possível pelo poder e misericórdia de Deus. Só Deus pode assegurar ao ser humano a vida para além da morte.

            O desejo constante da pessoa humana deve ser para conseguir a vida verdadeira. Jesus renunciou aos reinos do mundo, despojando-se da vida nesta terra, obedecendo a Deus.  Ao assumir a cruz o fez por amor. Doou a sua vida em favor do ser humano.  O que conta para o ser humano é o fato de ter amado seguindo o exemplo de Jesus.

 Cada um de nós assim como Pedro tem dificuldade com a forma que Jesus realizou a sua missão. Aceitemos a palavra de Deus que quer abrir nosso coração para aceitarmos Jesus que entregou a sua vida no projeto de salvação. Amém! Assim Seja!