Geral

“Seo” Salioni morre aos 103 anos



“Seo” Salioni morre aos 103 anos

O ex-vereador fernandopolense, Armando Antonio Salioni, morreu hoje, 16, aos 103 anos de idade e 99 anos de registro de nascimento. “Seo” Salioni, como era conhecido, foi entrevistado pelo CIDADÃO em agosto de 2020 e na ocasião esbanjava lucidez, saúde e disposição. Sua maior reclamação era ter que ficar confinado no apartamento no Edifício Jardim América por conta da pandemia do coronavírus.

Salioni nasceu em Rio Preto, chegou jovem na Brasilândia, recém casado, acompanhando o pai, Amadeu Saglioni, que vendeu um armazém que tinha em Talhado e veio pra cá. Os pais Amadeu Saglioni Tereza Zago vieram da Itália no período da imigração italiana. Viveu o drama de ficar viúvo logo depois do nascimento do segundo filho. Três anos depois reconstruiu a vida ao lado de dona Maria Catelani Salioni, com quem teve outros cinco filhos. A família de sete filhos aumentou com a chegada de 11 netos e seis bisnetos.

Na longeva história de vida, Armando Antonio Salioni viveu diferentes experiências, trabalhando com o pai “Seo” Amadeu, depois como dono de caminhão, de uma empresa de ônibus, de uma fábrica de macarrão e de comprador e vendedor de imóveis, onde ganhou e perdeu dinheiro. Era rico, ficou pobre, mas o desapego aos bens materiais e a ausência de mágoas, explicam em boa medida sua longevidade. Costuma dizer que tudo está ótimo e que viveu do jeito que queria. Mas, se arrepende mesmo de ter entrado na política. Foi eleito vereador pela Arena em 1972, quando se elegeu prefeito Antenor Ferrari. Naquela época, vereador não tinha salário.

Anos atrás, após enfrentar uma cirurgia, revelou aos filhos três desejos: tomar uma sodinha limonada gelada, beber um copo de chope no Pinguim em Ribeirão Preto e visitar os túmulos das esposas. Beber chope em Ribeirão era considerado uma celebração da vida para o "Seo" Salioni.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal de Fernandópolis e será sepultado hoje, 16, às 17 horas no Cemitério da Saudade.